sexta-feira, 4 de junho de 2010

O contexto semântico


Está à disposição na internet este panfleto de evangelização: http://www.editoraelim.com.br/evangecube.php
Inicialmente, pensei ser uma sátira aos maus pastores, que só pensam em faturar com a religião; observando melhor, percebi que era um anúncio de uma editora, não havia ironia nem galhofa.
Ou o editor foi inocente, não sabe que há na sociedade uma imagem negativa, envolvendo alguns segmentos cristãos, que associa religião a dinheiro, enriquecimento rápido, portanto, ele faz uma antipropaganda. Ou, então, o objetivo mesmo foi deixar subliminarmente a mensagem da teologia da prosperidade (a riqueza é abençoada por Deus), pois “carro”, “carteira” e “bolsa” são signos da economia de mercado.
Na publicidade, precisamos conhecer quais sãos os ícones do inconsciente coletivo para facilmente chegar à conotação negativa ou positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário