terça-feira, 4 de outubro de 2016

Maior ou melhor?


Hélio Consolaro*

Os graus comparativo de superioridade e/ou superlativo relativo dos adjetivos “bom” e “grande” têm uma maneira especial de ser feito. Grande: maior, o maior; bom: melhor, o melhor.


No uso diário de nossa língua, há confusão no emprego de melhor e maior. Um exemplo mais evidente está nesta expressão: “...maiores informações, pelo telefone...”  Não existe informação grande, há informação boa. O correto é “...mais informações, pelo telefone...” ou “...melhores informações, pelo telefone...”

Assim o erro se repete na placa exposta na praça defronte à Secretaria Municipal de Cultura, centro de Araçatuba: “...para seu maior conforto...”  Conforto não tem tamanho, apresenta intensidade, então a forma correta seria “...para seu melhor conforto.”

*Hélio Consolaro é professor de Português, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.


Um comentário:

  1. Professor Hélio!

    Estávamos com o seguinte pepino: "[...] o magistrado que conduz o feito em primeiro grau, por estar próximo aos fatos, possui MAIORES condições de decidir quais medidas são adequadas [...]."

    Após a leitura de sua postagem, descascamos rapidinho o pepino, e como facilidade! Aquele erro não faz mais parte de nossas vidas. Sim, aprendemos a lição.

    Condição é um tipo de substantivo que não tem tamanho, logo não pode ser medido em grande, mediano e pequeno. Maiores condições? De forma alguma! O moço referido naquela sentença possui melhores condições para decidir o caminho a seguir.

    Obrigada.

    E volte a escrever!

    ResponderExcluir