sexta-feira, 4 de junho de 2010

Diferença entre "alto" e "auto"

O músico Beltrão da Silva Santos mandou para este blog a foto em questão. A fachada fotografada fica em Araçatuba. Como a oficina de som trabalha com automóveis e reforma de alto-falantes no interior de cada veículo, o seu proprietário ou o letrista fez a analogia errônea: automóvel tem a forma reduzida “auto”, então, os “aparelhos destinados a transformar um sinal de audiofrequência em onda acústica” devem se chamar “auto-falantes”. Errado.
O raciocínio tem lógica, mas se faz necessário ver a história da palavra. Com “alto-falante”, possibilita se falar alto e, além disso, antigamente as cornetas ficavam em lugares altos das cidades e das quermesses.
Auto-falante, se existisse tal palavra, quereria dizer falante por si mesmo, como automóvel significa que se move por motor próprio.
A forma correta: “Reforma de alto-falantes”.

6 comentários:

  1. Caro Hélio, estou aproveitando este primoroso post para linkar ao meu texto em que trato de questões relacionadas ao novo acordo ortográfico e outros tradicionais desvios ortográficos, como é o caso da palavra "alto-falante". Confira como ficou: http://juarezfrmno2008sp.blogspot.com/2010/06/texto-corrigido-de-acordo-com-as-novas.html

    Um fraterno e caloroso abraço!
    Juarez Frmno

    ResponderExcluir
  2. Outra elucidação que gostei, mas nesse caso "alto-falante" tem hífen?

    ResponderExcluir
  3. adorei esse comentário.... muito bommmm

    ResponderExcluir